Dia 2 de janeiro de 1921, nascia em Minas Gerais um novo time criado por desportistas da colônia italiana do Estado, que mais tarde, em 7 de outubro de 1942, se renomearia em Cruzeiro Esporte Clube, e se tornaria um dos maiores times da América.
A partida oficial da estréia do Palestra foi contra nada mais, nada mesmo que Atlético Mineiro. O placar? Vitória do Palestra Itália por 3 x 0.
Niginho, o primeiro ídolo da história do time |
No mês de janeiro de 1942, em plena Guerra Mundial, o governo federal decretou que seria proibido que as instituições usassem nomes em referência às nações do Eixo, que eram Alemanha, Itália e Japão, o que fez do Palestra Itália, o Palestra Mineiro. Mas em setembro do mesmo ano, decidiram que o clube passaria a ter um nome totalmente brasileiro, se chamando Ypiranga, nome que sobreviveu somente a uma única partida. Já no dia 7 de outubro de 1942, se renomeou em Cruzeiro Esporte Clube, em homenagem ao Cruzeiro do Sul, o maior símbolo da pátria.
Em seus primeiros anos de vida como Cruzeiro Esporte Clube, conquistou mais um tricampeonato mineiro, entre 1943 e 1945. Tudo parecia maravilhoso, mas não era. A situação financeira do clube ia de mal a pior. Em 1952, vivendo uma terrível crise, o Cruzeiro dispensa todos os seus jogadores profissionais e passa a ser, essencialmente, um time amador. Mas, com o dinheiro recebido pelos cachês pagos pelo amistosos pelo Estado, a situação começou a melhorar, melhorando definitivamente logo após a construção da sede social no Barro Preto, possibilitando assim a formação de uma boa equipe, que conquistou mais uma vez o tricampeonato mineiro, dos anos de 1959 a 1961, com o zagueiro Procópio e os artilheiros Rossi e Elmo.
Em 1965, o Cruzeiro conquista o pentacampeonato mineiro, em uma final inesquecível contra o Atlético-MG. O time cruzeirense que era composto por nomes como Piazza, Dirceu Lopes, Zé Carlos, o goleirão Raul Plassmann e Tostão – o maior craque da história do clube -, venceu o time atleticano por 1 x 0, em um jogo onde houve muita confusão e a expulsão de 9 jogadores do Atlético por entrarem em confronto com os policiais, terminando a partida antes do tempo limite.
Time campeão da Taça Brasil em 1966 Em pé: Pedro Paulo, Neco, Piazza, Willian, Procópio e Raul; Agachados: Natal, Tostão, Davi (Evaldo), Dirceu Lopes e Hilton. |
Time campeão da América em 1976. Em pé: Nelinho, Moraes, Ozires, Valdo, Vanderlei e Raul; Agachados: Silva, Eduardo, Jairzinho, Palhinha e Joãozinho. |
Alex, o principal nome do Cruzeiro de 2003 |
Este é apenas um resumo da maravilhosa história do Cruzeiro Esporte Clube, um dos maiores times de futebol brasileiro, conhecido na América por "La Bestia Negra". Hoje, 2 de janeiro de 2011, esse grande time completa 90 anos de existência, nos enchendo de alegria, conquistando vários títulos importantes. Parabenizo toda a equipe do Cruzeiro Esporte Clube que trabalha todo ano fazendo o melhor para dar alegria a essa imensa china azul, que dá sempre um show nas arquibancadas. Nós, cruzeirenses, estaremos sempre apoiando o nosso Guerreiro dos Gramados, não importa onde, ou a situação. Na vitória ou na derrota, estaremos sempre apoiando o nosso tão grandioso Cruzeiro Esporte Clube. Seja numa final de Libertadores como a de 1976, seja como a de 2009, que apesar da decepcionante derrota para o Estudiantes ficará guardada pra sempre na nossa memória, pois foi mais um título disputado e serviu para nos deixar ainda mais fortes. Jamais vamos abaixar a cabeça e nos abalar por nenhuma derrota, afinal, os grandes também tropeçam. Seguiremos sempre em frente, de cabeça erguida, mostrando para todos a nossa força, a mesma força que nos fez campeão da América por 2 vezes, campeão brasileiro por 2 vezes, entre tantas outras conquistas. Que 2011 seja um ano espetacular. Parabéns Cruzeiro, pelos 90 anos de glórias e sucesso!
Parabéns ao Cruzeiro pelos 90 anos de história. Clube de muitas conquistas e de uma imensa torcida. Boa sorte para a raposa nesta temporada de 2011.
ResponderExcluirAbraços!
www.blogfutebolnaveia.blogspot.com
Reservo grande simpatia pelo Cruzeiro, algo que começou com algumas amizades de torcedores cruzeirenses. Admirei o futebol da equipe no ano de 2003 (coroado com a Tríplice Coroa) e, como admirador de Cuca, posso dizer seguramente que desejo muitas conquistas ao clube em 2011.
ResponderExcluirFraternal abraço e Feliz Ano Novo!
jogadadefeito.blogspot.com