terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Unificação dos títulos da Taça Brasil e Robertão pela CBF

A CBF decidiu reconhecer os títulos da Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa (ou Taça de Prata, a partir de 1968), disputados nos anos de 1959 a 1970, equiparando-os ao Campeonato Brasileiro que disputamos desde o ano de 1971.
Os maiores beneficiados desta decisão, foram Palmeiras e Santos, que passaram a ter 8 títulos, superando São Paulo e Flamengo que eram tidos como os maiores vencedores deste campeonato e possuíam 6 títulos cada um.
O atual campeão brasileiro, que possuía 2 títulos, incorporou mais um, por ter conquistado o Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 1970, passando a ser tricampeão.
Bahia, Cruzeiro e Botafogo, passaram a ser bicampeões por terem conquistados o título em 1959, 1966 e 1968, respectivamente.
São títulos históricos. Os melhores jogadores da história do futebol brasileiro disputaram esses campeonatos. Podemos citar como exemplo, Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Palhinha, Raul Plasma e, é claro, o nosso melhor do mundo, Pelé, que passou a possuir 6 títulos do Brasileiro, superando Zinho e Andrade, que possuíam 5 títulos cada um, passando a ser o jogador que mais vezes conquistou este campeonato.
Outra mudança histórica está no primeiro campeão brasileiro. O Atlético-MG era tido como este por ter conquistado o Campeonato Brasileiro em 1971, porém com a unificação dos títulos, o primeiro campeão brasileiro passou a ser o Bahia, que conquistou a Taça Brasil em 1959.

Como funcionavam estes campeonatos

Taça Brasil: Disputada de 1959 a 1968, funcionava de forma semelhante às primeiras Copas do Brasil. Participava-se o campeão de cada estado.
Os grupos eram formados por times que tinham proximidade geográfica, ou seja, estados próximos. Os campeões paulista e carioca entravam nas fases semifinal e quartas de final, assim como o campeão do ano anterior.
Roberto Gomes Pedrosa/Taça de Prata: Disputado de 1967 a 1970. A primeira edição contou com a participação de 5 times do RJ, 5 de SP, 2 de MG, 2 do RS e apenas um do PR, dando um total de 15 times. Mas em 1968, a competição passou a ter times nordestinos, e ganhou o nome de Taça de Prata. Nos primeiros quatro anos, o sistema de disputa foi o mesmo e funcionava da seguinte maneira: Os times eram divididos em dois grupos, mas todos se enfrentavam. Classificava-se os dois primeiros colocados de cada grupo. Na fase final, quatro times se enfrentavam duas vezes (ida e volta), sendo o campeão o time que mais somasse pontos.

A partir disso, cada um tira sua conclusão. Uns acham que deveria continuar como estava, pois cada competição tem seu valor, outros acham que reconhecer é o certo, pois era o Campeonato Brasileiro da época. Isso depende muito do que levam em consideração. Mas a decisão é da CBF, nos cabe aceitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário